A Travellerspoint blog

Kathmandu

uma otima surpresa!!!

sunny 15 °C

Deixamos a India no dia 25. E confesso que foi com um pouco de alívio. Ao mesmo tempo nao sabíamos o que esperar do Nepal. O nosso voo Delhi- Kathmandu estava atrasado quase 40 min. É que nessa época do ano é comum ter uma neblina muito forte em Delhi. Ainda no avião de Delhi pra Kathmandu já tivemos uma bela surpresa: a vista do Himalaia!!! Lindo, Lindo! Além disso, o relevo, as montanhas do Nepal são espetaculares visto do avião!

Himalaia visto do avião

Himalaia visto do avião

Ao chegar pegamos um taxi e viemos pro hostel: beeeem melhor do que aquele de Agra, uns 100% , mas mesmo assim meio sujao! hehe! deixamos as coisas e saimos pra andar! Mal começamos e já adoramos Kathmandu! São varios templos espalhados pela cidade, varias lojas (uma loucura!!!!! dá vontade de comprar tudo), e enfim nos sentimos de férias! Kathmandu tem 1 milhao de habitantes, ou seja, 19 milhoes a menos que Delhi, estamos nos sentido numa cidade de interior.. hehe. Fomos até a praça principal, a Durbar square e andamos um pouco. è tudo muito bonitinho, as lojinhas, as ruas com luzes, bandeirinhas. Quando chegamos no centro encontramos mais pessoas, principalmente perto dos templos, fazendo oferendas. E também uma feirinha de legumes, lã, casacos de frio, etc..

Deus Hindu: Shiva

Deus Hindu: Shiva

Mas não foi só isso. Aqui também é pobre, mas é razoalvemente limpo. Percebemos a difereça agora a noite quando tentamos jantar.. estava dificil decidir um lugar, mas porque tinha muitos lugares bons.. e a gente nao sabia qual escoher! No final o Danilo comeu um frango a Kathmandu e tomamos uma cerveja local, chamada Evereste!!! Outra coisa são as pessoas. Ninguém aqui fica querendo te convencer a fazer alguma coisa, comprar, tour. Claro, sempre tem os que vem perguntar, mas a gente fala não e pronto. Na India nao conseguiamos andar, porque eles não deixavam a gente passar. Também nao vimos ninguém fazendo xixi e outras coisas na rua.

Ainda andamos pelas lojinhas, compramos um cd de musica nepalense e tivemos uma otima surpresa: um banho quente e internet wifi disponivel!!! Bom, como nada que é bom dura muito, descobrimos que o cobertor estava cheirando muuuuito mal! Impossivel dormir com ele. Colocamos todas as roupas de frio que tinhamos (no Nepal é frio a noite) e dormimos.

No dia seguinte acordamos cedo e fomos tomar café. Descobrimos uma padaria ótima em Kathmandu! Fomos até o centro, tiramos fotos e depois fomos ao templo dos macacos. É um templo budista, que fica numa colina e tem-se a vista de toda a cidade lá de cima. Apesar dos milhares de degraus, vale a pena! Muito lindo!

templo dos macacos

templo dos macacos

templo dos macacos

templo dos macacos

templo dos macacos

templo dos macacos

De lá fomos pro sul de Kathmandu, numa região chamada Patan. Lá também tem uma praça central com templos e passamos a tarde lá. Almoçamos Momos (um bolinho tipico do Tibet, delicioso). A praça toda é muito bonita.. diversos templos hindus e alguns deles possuem varias imagens eróticas. São detalhes, mas estão presentes em muitos templos.

Patan

Patan

Patan

Patan

Patan

Patan

momos tibetanos

momos tibetanos

Os nepalenses são incriveis. São honestos, mais calmos. Era agradavél passear entre as lojas, ele não ficavam insistindo pra comprar. E enfim pela primeira vez relaxamos. Ficamos passeando por Kathmandu, entre as ruazinhas estreitas com lojas, restaurantes, bares. Tem muitos bares por aqui. A vida noturna é bem agitada!

Quando voltamos arrumamos as coisas pq no dia seguinte iriamos pra Bhaktapur e Nagarkot. Nós decidimos trocar de hotel (teríamos um dia a mais quando voltassemos de Nagarkot) e como a gente ainda nao tinha reservado, pegamos um melhorzinho.

Acordamos cedo e pegamos o onibus pra Bhaktpur que fica a 15 km de Kathmandu. Toda a praça de Bhaktapur é patrimonio mundial da Unesco (assim como Kathmandu e Patan), mas Bhaktapur é a mais bem preservada de todas. Ficamos lá a manhã toda, vimos os templos, as lojas.. e depois pegamos o onibus até Nagarkot.

Bhaktapur

Bhaktapur

Bhaktapur

Bhaktapur

Bhaktapur

Bhaktapur

Bhaktapur

Bhaktapur

Bhaktapur

Bhaktapur

Posted by Le_e_Dan 02:35 Archived in Nepal Comments (0)

Agra

enfim o Taj Mahal

sunny 20 °C

Apos muitos euros gastos, 8 hrs de aviao, e 8 hrs de trem, enfim o Taj Mahal! E so podemos dizer uma coisa: valeu a pena!
Chegamos em Agra ao meio dia e fomos direto para o nosso hotel! Hotel????? O nosso hotel era tao sujo, tao sujo, que nao quisemos ficar 5 minutos la e saimos pra passear.. era melhor pensar nisso depois!

trem Jaipur-Agra

trem Jaipur-Agra

Perto do taj Mahal e horrivel. Muito sujo, muito pobre. Visitamos primeiro o fort de Agra, porque nos disseram que o taj era mais bonito no por-do-sol. Pegamos um tuc-tuc e fomos para o fort. No meio do caminho o tiozinho quis parar numa loja, no comeco nao aceitamos, mas ele nos falou que ganhava 2L de gasolina se levasse a gente la. Ficamos com do e aceitamos! hehe

Visitamos o fort de Agra. De la da pra ver o Taj Mahal! Lindo! Depois de visitar o fort, fomos ao Taj Mahal! Finalmente!!! E lindo! vale todo o caminho, o esforco! Simplesmente maravilhoso! Ficamos la durante o por do sol e ate perto de escurecer!

nos

nos

Taj mahal visto do forte de Agra

Taj mahal visto do forte de Agra

Fort de Agra

Fort de Agra

Taj Mahal

Taj Mahal

fila indiana

fila indiana

rio Jamuna

rio Jamuna

por do sol

por do sol

Taj Mahal

Taj Mahal

Taj Mahal

Taj Mahal

Como nao tinhamos comido o dia inteiro, na volta pegamos um guia de viagens do "hotel" e escolhemos um restaurante que eles indicavam! pegamos outro tuc tuc e fomos! Era um hotel 5 estrelas! hahaha.. Comemos ate explodir! E pagamos como se estivessemos na Europa! haha. Mas valeu a pena, voltamos de barriga cheia, tomamos um banho meio gelado (o que tinha) e tentamos dormir sem pensar na sujeira!

Hoje, pegamos outro trem (nao viamos a hora de sair de Agra) e estamos de volta a Delhi! UFA!
Amanha de manha pegamos o voo para o Nepal!

Posted by Le_e_Dan 10:33 Archived in India Comments (0)

Jaipur

A Cidade Rosa!

sunny 20 °C

A nossa ida pra Jaipur comecou com uma aventura! Nosso trem saia as 6 e 05 hrs da manha, entao, as 5 e 20 eu e o Danilo chegamos na estacao! Quando chegamos vimos por volta de umas 150 pessoas dormindo no chao da estacao! Era muita gente! Fomos entao para as plataformas do trem! Logo que passamos o portao tinha um detector de metais e um raio -x para as bagagens. E alguns policiais. Junto com eles estava um cara que veio checar nossa passagem. E esse cara falou que a nossa passagem nao era valida! Pronto, quase tivemos um treco. Resumindo toda a historia, esse cara falou que teriamos que ter validado a passagem e como eu comprei pela internet ainda em Bruxelas eu nao sabia disso. No final, as 5 e meia da manha esse cara falou que teriamos que ir ate uma agencia de turismo no centro e eles iriam trocar o papel da internet por um bilhete de trem. Pegamos um tuc tuc (que esse cara chamou), fomos ate a tal agencia. Eu fiquei no carro e o Danilo foi tentar trocar a passagem! Ele voltou pro carro depois de 5 min e falou: vamos pra estacao! Era um golpe!

Quando o Danilo entrou na agencia o cara tentou vender outra passagem pra ele! A gente ja estava desconfiado, mas como o cara que veio checar nossa passagens estava junto com os policiais e no raio-x, achamos que ele trabalhava na estacao! Ate perguntamos a identificacao dele e ele mostrou uma identidade! Engano, a policia aqui tambem e corrompida e trabalha com esses caras! No final pagamos 200 rupees (3,4 euros) pro "tuc tuc" e voltamos! Fomos dar uma volta em Nova Delhi as 5 e meia da manha .. hehe!

Chegamos na estacao as 6 hrs e fomos direto pra plataforma! Pegamos o trem e chegamos em Jaipur como se nada tivesse acontecido, apenas 3 euros mais pobres.. haha! O trem ate que e bom, ficamos na primeira classe e a cada 5 minutos ofereciam comida e bebida! nao aceitamos nada , claro!

da janela do trem..

da janela do trem..

Chegamos no nosso hotel e logo em seguida contratamos um tour pra conhecer Jaipur! Geralmente, quando nos viajamos, fazemos tudo a pe. Mas aqui e impossivel! Nao existe nome de rua, nao existe mapa, alem de ser td muuuuito longe! Nesse dia visitamos varias coisas, entre elas o Amber palace! Um palacio que fica no topo de uma montanha, muito bonito! Pode-se subir ate o palacio de Elefante!

Amber palace

Amber palace

Amber palace

Amber palace

Amber palace

Amber palace

Depois visitamos o Jal mahal, tambem conhecido como Water palace! Nos visitamos tambem um lugar em que eles fazem o polimento de pedras preciosas e uma fabrica de tapetes. O engracado e que quando contratamos esses tours, eles tem uns acordos com as lojas locais e eles levam os turistas (mesmo que a gente nao peca) pra essas lojas.. O Danilo fez um amigo na loja de tapetes (que eram lindos) quando o cara soube queo sobrenome dele era Mustafa.. o homem era Muculmano! haha.

Jal Mahal

Jal Mahal

artesao - fabrica de tapetes

artesao - fabrica de tapetes

No outro dia visitamos a Pink City (cidade Rosa)! Ela chama cidade rosa porque foi pintada de rosa para dar boas vindas ao Principe de Wales, da Inglaterra. Tem varios monumentos dentro dessa parte da cidade (que e murada), como o City palace, Hawa mahal e o jantar Mahal. Os dois primeiros sao palacios e o ultimo e um observatorio.

Hawa Mahal

Hawa Mahal

City Palace

City Palace

Jantar Mantar - observatorio

Jantar Mantar - observatorio

Terminamos o dia visitando o templo dos macacos e depois o nosso guia nos deixou no centro da Cidade Rosa e ficamos la andando entra as lojinhas, ruas, bazares. Os monumentos sao lindos, mas jaipur e uma cidade suja. Tem muitos animais na rua: porco, vaca, cachorro, camelo, elefante, macaco! Muito lixo. Alem disso e impossivel andar dois passos, ja tem varios vendedores querendo mostrar a loja, conversar.. E acima de tudo: e impossivel comer! Nem beber! Cada vez que compramos agua ficamos chegando se o lacre ta bem fechado, se ta estranho etc.. A gente tinha achado que Delhi era sujo, mal sabiamos o que nos esperava!

tchai

tchai

Ficamos 2 noites em Jaipur e finalmente pegamos o trem pra Agra!

Posted by Le_e_Dan 10:04 Archived in India Comments (1)

New Delhi

Encontrando o Caminho das Indias!

sunny 20 °C

Finalmente chegamos na India! Apos 8 horas de voo com a Jet Airways (super boa) chegamos em New Delhi! O motorista do hotel estava a nossa espera e entao viemos direto pro hotel (a 1hr da manha).

No dia seguinte fizemos um tour por todos os pontos turisticos, monumentos, templos e mesquitas de Delhi. Eram lindos.. mas ao mesmo tempo, nos deparamos com a pobreza que existe. Simplesmente impressionante. Nao ha nada que descreva o que vimos. Visitamos primeiro o Red Fort. Como chegamos muito cedo, nao haviam turistas, e tivemos uma situacao engracada e tambem constrangedora: as pessoas ficavam olhando pra gente, como se fossemos muito diferentes (e acho q somos mesmo).. ate que uma hora umas meninas vieram pedir pra tirar foto comigo! Depois uns meninos pediram pra tirar foto com o Danilo e depois uma familia, criancas etc.. e assim foi.. o dia inteiro recebemos pedidos de pessoas que queriam tirar foto com a gente! Era estranho.. essa pessoas tao simples, pobres.. nos olhavam como se fossemos importantes, famosos, todos queriam conversar, encostar...

amigos do Danilo

amigos do Danilo

familia indiana

familia indiana

Depois visitamos a maior mesquita da India, alguns templos, ruinas, e por fim visitamos o local onde Gandhi foi assassinado! Voltamos entao para o hotel e fomos jantar! A comida e muito apimentada! forte mesmo.. mesmo que a gente peca fraco.. mas muito, muito boa.
A noite nos ainda arriscamos uma volta perto do hotel. Bom, era impossivel andar. O transito aqui e horrivel... buzinas o tempo todo, nao existem regras, msmo imaginando o pior transito, nao chega perto disso aqui. Desistimos de andar depois de algumas quadras.

Hymmans Tomb - replica do Taj mahal

Hymmans Tomb - replica do Taj mahal

outra tumba

outra tumba

India Gate

India Gate

Qtub Minar

Qtub Minar

lugar do assassinato de Gandhi

lugar do assassinato de Gandhi

tuc tuc

tuc tuc

Hoje fomos para o centro antigo de Delhi! Alugamos uma daquelas bicicletas que levam passageiros (Rickshaw) e fomos visitar os bazares e feiras do centro antigo. Visitamos o maior mercado de especiarias (fica no antigo harem com 350 quartos!!!!) e tambem o mais antigo de toda Asia! Foi por causa dessas especiarias que Cabral descobriu o Brasil, hehe!. O nosso guia parou em um bequinho, mas o Danilo nao teve coragem de tomar um tchai (cha)! hehehe. Depois eu comi uma Samosa.. um tipo de bolinho indiano. Ainda estou esperando pela dor de barriga!

mercado de especiarias

mercado de especiarias

mercado

mercado

vendedor

vendedor

Rickshaw

Rickshaw

Andamos por toda a cidade velha e depois pegamos o metro pra centro novo! La melhora um pouco em termos de pobreza, sujeira etc.. mas nao muito.

Amanha pegamos o trem pra Jaipur.

ps: esse computador esta sem acento!!

Posted by Le_e_Dan 04:07 Archived in India Tagged new delhi Comments (2)

Escrevendo um blog de viagens!

Bruxelas, dezembro 2010

rain 2 °C

Nós sempre pensamos em ter um blog de viagens ou um fotoblog, pra que a gente pudesse colocar as fotos, contar as nossas histórias, dar dicas, falar sobre os lugares, cidades etc... Mas dá muito trabalho! Já começamos várias vezes e nunca seguimos em frente.

Esse blog vai ser destinado à nossa viagem pra Ásia. E aos poucos, vamos escrevendo sobre as viagens passadas, colocando fotos dos lugares que passamos durante esses (quase) 2 anos fora de casa! Então, vamos começar falando de Bruxelas!

Bruxelas é a nossa "casa"! Pelo menos temporariamente!

Pra maioria de nós, a Bélgica é um daqueles países que não sabemos onde fica, que língua falam, o que comem, etc.. ! A gente sempre ouve falar que o melhor chocolate é o Suiço, a melhor cerveja é a alemã e a batata frita é chamada de "french fries". Na verdade a Bélgica é o país onde você pode encontrar essas 3 coisas ao mesmo tempo! E nao ouse falar pra um belga que a cerveja alemã é melhor!!! Pra começar o que nao falta aqui é chocolate. Muitas lojas, muitos tipos, caros, baratos, por todo o lugar! Entre as lojas mais conhecidas estão: Godiva, Neuhaus e Leonidas. Há também muitas fabricas artesanais que tem preços mais acessíveis (ou não) e são igualmente deliciosos! Se vier á Belgica e não comer pelo menos uma caixinha de chocolate é imperdoável.

Chocolates

Chocolates

Pra falar da cerveja belga , eu poderia escrever um post apenas sobre isso e ainda assim seria pouco. Existem mais de 1500 tipos de cerveja Belga (segundo Wikipédia) e cada uma delas possui um copo específico. As cervejas possuem um grau alcólico maior que as cervejas Brasileiras, chegando a 12% de alcool em algumas delas. Existem cervejas de frutas como pessego, cereja, framboesa e entre as mais famosas estão Kriek e Pecheresse. Essas são consideradas cervejas de mulher, pois o grau alcólico é de apenas 3,5 % a 4,5% (normal para a cerveja Brasileira). Por isso, nao espere tomar litros e litros de cerveja: voce estará bebado na terceira garrafa! A cerveja aqui nao é servida muito gelada, geralmente entre 8-10 °C . Ou seja: temperatura ambiente! Durante o inverno é comum colocar a cerveja pra fora da janela por alguns momentos (como um refrigerador). Existem ainda as cervejas Trapistes, que são cervejas produzidas por monges da ordemTrapistas e que possuem uma receita secreta de cada mosteiro. Existem 7 cervejas Trapistes no mundo, seis são Belgas. Entre elas: Westmalle e Chimay. Vale a pena experimentar! Em Bruxelas existe um bar que está no livro dos recordes por possuir o maior número de diferentes cervejas no menu! O nome do bar/pub é Delirium e é imperdível! Bom, dá pra perceber que a cerveja é um assunto muito sério na Bélgica! Cervejas e chocolates à parte, as batatas fritas ou "frites" são também uma especialidade Belga! Não há nenhum prato Belga em que as Frites nao estejam incluidas! O prato mais tradicional e conhecido de Bruxelas sao os Moules Frites, ou seja: mexilhoes com batata frita! A Bélgica também é o país dos desenhos animados! Os Smurfs e o Tin Tin são Belgas! E mega-famosos por aqui! O nome oficial dos Smurfs em francês é Schtroumpf (imaginem uma criança pronunciando isso , hehe) ! Smurfs é o nome em flamengo (e inglês).

Moules

Moules

Além disso tudo, a Belgica é um pais com 3 linguas oficiais: Francês, Alemão e o famoso Flemish (que traduzindo fica Flamengo) que é uma variação do Holandês. E exatamente por essa diferença cultural um país que é menor que o estado da Paraíba quer se dividir! 60% do território é Flamengo e os outros 40% é botafogo.. hehe (Francês). Os alemães são uma parte pequena e nao entram na briga. E assim como Flamenguistas e Botafoguenses.. Flamengos e franceses não se gostam. Chega a ser engraçado como as coisas por aqui são. Primeiro que há cidades flamengas e cidades francesas, bairros flamengos (mesmo numa cidade francesa) e bairros franceses, escolas flamengas, escolas francesas, progamas de tv flamengos,programas franceses e por ai vai... tudo é dividido.. tudo é uma briga.. por esse motivo, faz 6 meses que a Belgica nao tem governo: porque os politicos nao se entendem. Um exemplo dessa briga é a minha Universidade e a Universidade que o Danilo trabalha. No inicio era a mesma universidade: Katholieke Universitreit Leuven. Leuven é uma cidade Flamenga e há muitos anos (a universidade foi fundada em 1476..mais velha que o Brasil) houve uma briga entre os Franceses e Flamengos e os franceses fundaram outra universidade : Université catholique de Louvain.. e pra isso fundaram outra cidade: Louvain-la-Neuve (a nouva Louvain). Resumindo.. a briga é tão seria que nao existe nada compartilhado.Hoje em dia são 2 universidades completamente diferentes. Eu trabalho na universidade francesa e o Danilo na flamenga! E claro, um fala mal do outro!A maioria das cidades turisticas da Belgica está na parte Flamenga, como Bruges e Ghent. Mas a parte francesa é muito bonita também! A principal causa da briga é que os flamengos possuem mais dinheiro que os franceses (a maioria das industrias estao na parte flamenga) e menos desemprego etc... Além disso a imigraçao na parte francesa é enorme (muitos muçulmanos, africanos , brasileiros etc.. hehe). Os flamengos são mais anti-imigraçao.
Bruxelas é no território Flamengo mas por causa de muitos imigrantes a maioria fala francês! Além disso, é a capital da Comunidade Européia, sendo um importante centro de negócios. Dizem que é por essa razão que ainda nao dividiram o país: ambas as partes querem ficar com Bruxelas.

Grand Place

Grand Place

A Bélgica é uma monarquia parlamentarista.. e o Rei nao faz absolutamente nada (participa dos desfiles) , mas se o país for dividido.. o que vão fazer com o Rei? Bruxelas é uma cidade linda, com a praça mais bonita da Europa (pelo menos a gente acha): a Grand Place! O centro é maravilhoso, com uma rua dos restaurantes que é um charme! Ainda tem o Atomium e o Manekeen-Pis, dois simbolos de Bruxelas!
Por isso, apesar de não ser muito famosa no Brasil, Bruxelas é imperdivel!

Atomium

Atomium

Atomium

Atomium

Manekeen-Pis

Manekeen-Pis


Parque ao lado de casa!

Parque ao lado de casa!

Posted by Le_e_Dan 01:38 Archived in Belgium Tagged bruxelas Comments (0)

(Entries 31 - 35 of 35) « Page .. 2 3 4 5 6 [7]